As crianças, assim como os adultos, amam esta época do ano. Com tantas festas, reuniões e encontros é uma forma bacana dos pequenos curtirem as férias. E com o Natal chegando, decidimos separar nove ideias para os pequenos participarem dos preparativos. O mais legal é que as sugestões vão além dos presentes e do motivo comercial, mas ensinam o amor ao próximo, a atenção por pequenos gestos e a formarem lembranças que eles jamais esquecerão.
CARTINHA DO CORAÇÃO
Com tantas tecnologias e aplicativos para se manter conectado com as outras pessoas, os cartões e cartas acabaram ficando para trás. Mas é tão gostoso receber um envelope e saber que a pessoa dedicou o seu tempo para desejar coisas tão positivas… E essa é uma ótima época para voltar a ter este hábito e a estimular as crianças a terem esse carinho. Para as menores que ainda não sabem escrever, peça para fazerem um desenho. Com certeza quem receber será surpreendido e ficará muito feliz.
SOLIDARIEDADE
E o espírito natalino é esse: transbordar solidariedade! Uma forma bem legal de estimular isso desde cedo nas crianças é pedir que elas separem algumas peças e brinquedos para doação. Vocês também podem juntos comprar alguns objetos e montar alguns kits com coisas que ele (a) gostaria e levar em instituições para outras crianças que não têm as mesmas oportunidades. E não precisa gastar muito. O importante é a ação e o que você está ensinando de bom para as suas crianças!
ORGANIZAÇÃO
De acordo com a idade, de alguma responsabilidade para a criança e transforme isto em algo bem divertido. Ela poderá ser a responsável por colaborar na montagem da mesa. Ou na recepção dos convidados. Ou ainda se as coisas estão no devido lugar. O mais legal é que isso além de estimular o senso de responsabilidade, pode ser feito de uma forma divertida, como se fosse uma gincana ou um jogo de missão. As crianças amam esta associação e podem acabar aprendendo com a brincadeira!
TOCA O SOM, DJ
Receber os convidados com uma boa música é uma forma de desejar boas-vindas e deixar todos à vontade. Esta também é uma tarefa muito bacana para fazer com as crianças. Peça a ajuda delas para montar uma playlist e inclua algumas sugestões dos pequenos. Eles vão se sentir parte da festa e que contribuíram ativamente para realizá-la!
FISCAL DA ÁRVORE
Outro caminho bem bacana para a criança se sentir parte da preparação do Natal é deixá-lo responsável pela árvore. Quando der o horário ele irá acender as luzes da decoração, se tiver um enfeite novo ou um presente que chegar será o responsável por incluir ali.
COMPRAS
Inclua as crianças na hora das compras também. Se você estiver fazendo a sua lista, peça a colaboração do pequeno para montar a sua também, que pode incluir os ingredientes da receita que vão preparar juntos, os papéis para fazer os cartões de natal e assim por diante. O mais legal é já deixar acordado antes de sair de casa qual é o propósito da compra para que a criança já saiba o que poderá escolher ou não!
LUZ, CÂMERA E AÇÃO
Se o seu filho for um pouquinho maior e tiver mais de oito anos, você pode pedir que ele peça para os convidados no dia do Natal gravarem uma mensagem para a família no próximo ano. Ele (a) pode ser o responsável por montar um cantinho na casa que não tenha tanto barulho e a criança mesmo pense em uma decoração para o fundo. Depois vocês podem editar juntos e mandar para a família toda. O aplicativo Kine Master é gratuito e muito fácil de mexer. É uma boa dica para ter uma recordação linda!
CHEFINHO DE COZINHA
O dia do Natal é sempre uma correria imensa, mas incluir o seu filho no processo vai fazer com que ele participe do processo e valorize. Separe uma receita fácil, que pode ser um brigadeiro, um suco especial ou algo que vocês já têm o costume de fazer juntos.
Vocês podem fazer um dia antes ou no dia mesmo da reunião. Além de incluir a criança nos preparativos, é uma forma de ensiná-la a valorizar o trabalho na cozinha e até estimular a comer alimentos diferentes.
TOALHA ARTÍSTICA
Fonte: Site Pequenada
Olha que ideia legal! Você pode comprar um tecido branco ou que já tenha uma estampa com motivos natalinos e pedir para as crianças pintarem. Não precisa ser da mesa principal, mas é uma forma de fazer com que eles participem do processo e associem a algo bem legal.
Imagens do Pinterest e Freepik
E por aí? Conta para a gente aqui embaixo do que as crianças mais gostam de participar no Natal 🙂
1 Comment